Impactos da La Niña

O clima é um dos fatores mais importantes para a agricultura e é algo que nenhum agricultor consegue controlar. Portanto, é vital conseguir entender alguns dos fenômenos e eventos que podem alterar a pluviometria, temperatura e outras variáveis que afetam o plantio, a colheita, o desenvolvimento da safra ou até mesmo os preços de compra e venda de insumos e de produtos. Neste momento, vivemos em meio a um destes fenômenos, o La Niña ou El Viejo.

Este fenômeno ocorre quando ventos mais fortes empurram as águas superficiais do Pacífico em direção à Oceania. Como as águas superficiais são mais quentes e se concentram na Oceania, a costa oeste da América do Sul recebe maior influxo de águas frias num fenômeno conhecido como Ressurgência. A diferença de temperatura do Oceano Pacífico nas suas duas extremidades gera mudanças nos padrões de precipitação do Oceano em si e das regiões próximas.

Os seus impactos no Brasil ocorrem de duas formas marcantes: excesso de chuvas no Norte, Nordeste e norte do Centro Oeste e estiagem intensa no Sul e Mato Grosso do Sul. A duração do La Niña varia de dois a sete anos e tem se manifestado desde 2019. Com as chuvas mal distribuídas, o ar se mante extremamente seco tanto no Rio Grande do Sul, quanto em Santa Catarina, Paraná e até no Mato Grosso do Sul. No Norte e Nordeste, o volume de chuvas causou prejuízos não somente pela intensidade, mas por dificultar a colheita. 

Não obstante, a estimativa de março da CONAB de 265,7 milhões de toneladas de grãos na safra de 2021/2022 é 4% maior do que a safra de 2020/2021, que totalizou 255,4 milhões de toneladas. O volume, no entanto, vem caindo a cada boletim, tendo impacto do La Niña um dos maiores responsáveis no ajuste das projeções. 

Compartilhar
Compartilhar

Relacionados

Fale Conosco

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos em nossa plataforma. Ao navegar pelo site, você nos autoriza a coletar estes dados e utilizá-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.