Desde o início do ano, o grupo terrorista conhecido como Houthis intensificou os ataques as embarcações mercantis que navegam pelo Mar Vermelho, importante rota marítima para o comércio mundial. Dessa forma, além do atraso nas entregas das mercadorias, em decorrência das novas rotas alternativas, gerou expressivo aumento nos custos dos fretes marítimos, problemas de logística e ligou sinais de alerta na questão energética mundial.
O Mar Vermelho fica localizado entre o Canal de Suez e o Estreito de Bab al-Mandab, onde cerca de 300 navios viajam diariamente, segundo a Lloyd’s List Intelligence. Todavia, com os conflitos na região, houve a necessidade de se utilizar uma rota alternativa ao Sul da África, pelo Cabo da Boa Esperança, acrescentado por volta de 13.000km uma viagem da Ásia para a Europa, além de um atraso de até 20 dias nas entregas comerciais.
Além do atraso, os custos do frete marítimo mais do que dobraram com as investidas no local. Segundo dados da Ellox, a alta do frete já ultrapassa 100% em uma viagem da Ásia para a Europa e 50% da Ásia para os Estados Unidos. Ainda, com o acréscimo do trajeto, estima-se que o custo de combustível alcance mais de 300 mil dólares, sem contar o custo de seguro e “taxa de risco” que passou a ser cobrada. Nesse viés, o frete de importação China – Brasil já está em torno de US$3.500/contêiner, um aumento de US$2.000, segundo fontes do mercado, uma vez que a rota corresponde a quase 30% das importações asiáticas.
Vale ressaltar também que a Agência Internacional de Energia (AIE) alertou um possível “colapso energético” mundial futuro, já que a rota representa 10% do comércio marítimo mundial de petróleo e 8% de gás natural liquefeito. Dessa maneira, os atrasos e aumentos de custos refletem no preço de produtos derivados, como os fertilizantes, que para o Brasil têm extrema importância no agronegócio, já que 87% deles são oriundos do exterior, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Todavia, além da oferta estável, os países membros da AIE tem cerca de 4 mil milhões de barris em reserva, atenuando o nervosismo do mercado nesse momento.
Aproximadamente 15% do comércio mundial passa anualmente pela rota do Mar Vermelho. Isso correspondendo a mais de US$ 1 trilhão. Com isso, embates bélicos na região têm potencial de alterar significativamente os preços de diversas commodities e derivados. Seja por conta de atrasos, custos adicionais, adversidades logísticas ou incertezas de mercado, os efeitos dos ataques devem ser sentidos em quase todo mundo.
Referências
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cgrj44dr22xo
https://www.poder360.com.br/internacional/conflitos-no-mar-vermelho-pode-atrasar-exportacao-de-petroleo/
https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/logistica/368334-mar-vermelho-logistica-global-pode-ter-novo-colapso-e-frete-maritimo-ja-subiu-mais-de-100.html
https://www.portaldoagronegocio.com.br/economia/internacional/noticias/conflito-no-mar-vermelho-encarece-frete-maritimo-em-121-veja-o-que-pode-ficar-mais-caro-no-brasil
https://www.seudinheiro.com/2024/internacional/como-os-conflitos-no-mar-vermelho-mexem-com-o-seu-bolso-e-quais-sao-os-ganhadores-e-perdedores-na-bolsa-ccgg/
https://globorural.globo.com/infraestrutura-e-logistica/noticia/2024/01/crise-no-oriente-medio-deve-afetar-logistica-no-brasil.ghtml
https://globorural.globo.com/especiais/caminhos-da-safra/noticia/2024/01/gargalos-logisticos-fazem-custo-com-transporte-de-fertilizantes-subir-21percent.ghtml
https://brasil61.com/n/elevada-importacao-de-fertilizantes-deixa-agricultura-brasileira-vulneravel-alerta-embrapa-pind234442
https://www.otempo.com.br/mundo/por-que-conflitos-no-mar-vermelho-ameacam-o-comercio-global-entenda-1.3306012