Desde o início do ano, o grupo terrorista conhecido como Houthis intensificou os ataques as embarcações mercantis que navegam pelo Mar Vermelho, importante rota marítima para o comércio mundial. Dessa forma, além do atraso nas entregas das mercadorias, em decorrência das novas rotas alternativas, gerou expressivo aumento nos custos dos fretes marítimos, problemas de logística e ligou sinais de alerta na questão energética mundial.
O Mar Vermelho fica localizado entre o Canal de Suez e o Estreito de Bab al-Mandab, onde cerca de 300 navios viajam diariamente, segundo a Lloyd’s List Intelligence. Todavia, com os conflitos na região, houve a necessidade de se utilizar uma rota alternativa ao Sul da África, pelo Cabo da Boa Esperança, acrescentado por volta de 13.000km uma viagem da Ásia para a Europa, além de um atraso de até 20 dias nas entregas comerciais.
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Além do atraso, os custos do frete marítimo mais do que dobraram com as investidas no local. Segundo dados da Ellox, a alta do frete já ultrapassa 100% em uma viagem da Ásia para a Europa e 50% da Ásia para os Estados Unidos. Ainda, com o acréscimo do trajeto, estima-se que o custo de combustível alcance mais de 300 mil dólares, sem contar o custo de seguro e “taxa de risco” que passou a ser cobrada. Nesse viés, o frete de importação China – Brasil já está em torno de US$3.500/contêiner, um aumento de US$2.000, segundo fontes do mercado, uma vez que a rota corresponde a quase 30% das importações asiáticas.
Vale ressaltar também que a Agência Internacional de Energia (AIE) alertou um possível “colapso energético” mundial futuro, já que a rota representa 10% do comércio marítimo mundial de petróleo e 8% de gás natural liquefeito. Dessa maneira, os atrasos e aumentos de custos refletem no preço de produtos derivados, como os fertilizantes, que para o Brasil têm extrema importância no agronegócio, já que 87% deles são oriundos do exterior, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Todavia, além da oferta estável, os países membros da AIE tem cerca de 4 mil milhões de barris em reserva, atenuando o nervosismo do mercado nesse momento.
Aproximadamente 15% do comércio mundial passa anualmente pela rota do Mar Vermelho. Isso correspondendo a mais de US$ 1 trilhão. Com isso, embates bélicos na região têm potencial de alterar significativamente os preços de diversas commodities e derivados. Seja por conta de atrasos, custos adicionais, adversidades logísticas ou incertezas de mercado, os efeitos dos ataques devem ser sentidos em quase todo mundo.
Referências
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cgrj44dr22xo
https://www.poder360.com.br/internacional/conflitos-no-mar-vermelho-pode-atrasar-exportacao-de-petroleo/
https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/logistica/368334-mar-vermelho-logistica-global-pode-ter-novo-colapso-e-frete-maritimo-ja-subiu-mais-de-100.html
https://www.portaldoagronegocio.com.br/economia/internacional/noticias/conflito-no-mar-vermelho-encarece-frete-maritimo-em-121-veja-o-que-pode-ficar-mais-caro-no-brasil
https://www.seudinheiro.com/2024/internacional/como-os-conflitos-no-mar-vermelho-mexem-com-o-seu-bolso-e-quais-sao-os-ganhadores-e-perdedores-na-bolsa-ccgg/
https://globorural.globo.com/infraestrutura-e-logistica/noticia/2024/01/crise-no-oriente-medio-deve-afetar-logistica-no-brasil.ghtml
https://globorural.globo.com/especiais/caminhos-da-safra/noticia/2024/01/gargalos-logisticos-fazem-custo-com-transporte-de-fertilizantes-subir-21percent.ghtml
https://brasil61.com/n/elevada-importacao-de-fertilizantes-deixa-agricultura-brasileira-vulneravel-alerta-embrapa-pind234442
https://www.otempo.com.br/mundo/por-que-conflitos-no-mar-vermelho-ameacam-o-comercio-global-entenda-1.3306012